Curitiba - PR

(41) 3076-5000

Joinville - SC

(47) 3512-3224

Maringá - PR

(44) 3112-8910

Cascavel - PR

(45) 3112-8804

BLOG

Gradil de proteção para máquinas e equipamentos: saiba mais!
Imagem gradil de proteção

O que você vai encontrar neste artigo:

O gradil é um aliado na proteção de máquinas e equipamentos, minimizando o risco de acidentes e de danos a esses itens. Trata-se de uma solução de excelente custo-benefício, valendo muito a pena o investimento.

Ainda não conhece essa alternativa? Sem problemas! Aqui, você descobre o que é gradil, quais são suas principais características e confere mais sobre seu uso para proteção de máquinas e equipamentos.

O que é gradil?

Trata-se de uma grade de proteção utilizada para cercamentos e restrições de acesso. Uma das principais alternativas disponíveis no mercado é o gradil Eurograd, que é confeccionado com arame de aço pelo processo de eletrofusão.

Esse arame é revestido com uma camada protetiva de poliéster, que é aplicado eletrostaticamente. O revestimento dá maior resistência à corrosão, evitando que o arame enferruje. 

Quais são as principais características do gradil?

O gradil se destaca de outros materiais de cercamento e restrição de acesso por ter características específicas. A seguir, você conhece quais são as principais e que mais se destacam:

Longa durabilidade

Um dos principais diferenciais do gradil é que ele possui um revestimento que forma uma barreira de proteção sobre o arame de aço. Essa barreira evita o contato direto com a água e umidade, impedindo o enferrujamento.

Como resultado, o gradil não entra em processo de corrosão com facilidade, mantendo-se em perfeito estado por muito mais tempo. Por isso, é um investimento que compensa tanto em curto como em longo prazo.

Baixa necessidade de manutenção

Como dura mais e não oxida, o gradil possui baixa necessidade de manutenção. Na prática, isso significa que não precisará gastar muito com reparos e trocas. Portanto, dá para economizar ao utilizá-lo.

Sistema modular

Em comparação às telas de proteção, o gradil conta com a vantagem de ter sistema modular. Esse é um detalhe que faz a diferença, pois dá rapidez para a instalação, além de facilitá-la. Por isso, dá para finalizar o projeto dentro ou antes do prazo ao utilizá-lo.

Design diferenciado

O gradil chama a atenção por ter design diferenciado, sobretudo em relação às telas de proteção tradicionais como o alambrado. Seu design é moderno e a grade de proteção é compacta, ocupando menos espaço no local de instalação.

Grade de proteção colorida

O gradil está disponível em ampla cartela de cores, abrangendo tonalidades como o verde, branco, preto, amarelo, azul, cinza e grafite. Por isso, possibilita montar cercamentos ou estruturas de proteção diferenciadas.

Versatilidade

A solução é versátil, principalmente no que se refere às especificações técnicas. Dá para encontrar gradil com altura variada, bem como com número de curvaturas, malhas e espessuras de arame diversas.

Isso significa que terá muito mais praticidade para encontrar um gradil que supra, de maneira eficaz, todas as suas necessidades, garantindo o melhor resultado de proteção.

Excelente custo-benefício

O gradil possui excelente custo-benefício, pois é altamente eficaz na proteção, tem instalação econômica, sem desperdícios de material, e longa durabilidade. Por isso, compensa muito utilizá-lo!

Leia também:

>>>Cercamento em gradil? Saiba como escolher a melhor opção para o seu projeto

Como o gradil ajuda na proteção de máquinas e equipamentos?

Mas afinal, como gradil ajuda na proteção de máquinas e equipamentos? Simples: ele possibilita montar um cercamento, que é uma barreira física que dificulta o acesso a esses itens.

Dessa forma, é possível reduzir, de modo significativo, o risco de acidentes, bem como de danos a esses aparelhos e equipamentos, que normalmente têm preços altos.

Uma dúvida comum é quando usar o gradil para proteção de máquinas e equipamentos. De maneira geral, indica-se seu uso na indústria, sobretudo ao redor de máquinas e equipamentos que tenham ponto de agarramento, corte, esmagamento ou prensa, por exemplo.

No entanto, não é apenas indústrias que podem utilizar essa alternativa. O gradil para proteção de máquinas e equipamentos também é um aliado de imóveis residenciais, empresariais e comerciais. 

Um ótimo exemplo disso é seu uso para proteção de equipamentos de refrigeração e climatização, como o ar condicionado, limitando o acesso a eles, de modo a preservá-los e a evitar acidentes.

Como deve ser o gradil de proteção de máquinas e equipamentos?

Recomenda-se que o gradil tenha características específicas, garantindo o cumprimento de diretrizes da NR 12 (Norma Regulamentadora). Isso se aplica principalmente para indústrias.

De acordo com a NR 12, quanto mais fechada a malha, menor a aproximação entre a pessoa e a zona de perigo, que é onde está o equipamento ou máquina.

Portanto, o gradil utilizado para proteção deve considerar o espaço disponível para instalação. Quanto menor for, mais fechada deve ser a malha do gradil, para dificultar o acesso ao equipamento ou máquina. 

Caso tenha amplo espaço, dá para escolher um gradil com malha um pouco mais aberta, desde que esteja em conformidade com a NR 12 e garanta a segurança no espaço.

Além das malhas, também se recomenda que a grade de proteção para equipamentos e máquinas tenha cor para funcionar como um alerta visual. Dessa forma, a área ganha uma sinalização de segurança e advertência simples de ser identificada.

Gradil: quais são os outros usos do material?

Imagem gradil de proteção

O gradil pode ser utilizado para outros fins e não somente para proteção de equipamentos e máquinas. Um dos principais é o cercamento de espaço, minimizando o risco de invasões, roubos e furtos.

Dá para usar essa grade de proteção ao redor de imóveis residenciais, comerciais e empresariais, por exemplo, reforçando a segurança desses espaços.

Outra possibilidade de uso das telas gradil é para restringir o acesso a determinados espaços. Em empresas, por exemplo, elas tornam o acesso restrito a áreas como o estoque e a produção.

Já em imóveis residenciais e condomínios, bem gradil de proteção como em clubes de lazer, dá para usar o gradil para cercar piscinas. Desse modo, conseguirá evitar que pessoas utilizem esses espaços fora de hora ou durante a manutenção, reduzindo a chance de acidentes.

Também dá para usar o gradil de proteção para cercar áreas verdes, como jardins, parques e praças, estruturar canis e limitar o acesso a quadras esportivas. Portanto, trata-se de um material versátil, capaz de atender necessidades de proteção e restrição de acesso de maneira eficaz!

Na Dimatelas você encontra opções em gradil de segurança para máquinas. Acesse o site e confira.

 

Leia também:

>>>Por que escolher a Dimatelas para fazer meu cercamento?

>>>Telas alambrado de aço galvanizado ou arame revestido em PVC: qual o melhor para cada ambiente?