Como emendar arame farpado?

 

como-emendar-arame-farpado

A cerca de arame farpado é uma alternativa para proteger e delimitar espaços. Ela impede que os animais ultrapassem os limites e invadam as plantações das fazendas. É um sistema muito antigo, que foi usado pela primeira vez por volta de 1876. E, até hoje é o mais eficiente.

Quando são instaladas corretamente, a cerca tem sua durabilidade e eficiência aumentadas. Mas, quando o arame não é esticado corretamente ou a emenda é feita errada, a vida útil do produto diminui consideravelmente. E, ela ainda fica vulnerável, principalmente pela força animal.

Aprenda como emendar arame farpado corretamente e evitar problemas futuros:

 

Instalação da cerca de arame: o que eu preciso?

A instalação exige a escolha de um bom arame, grampo e distanciador. Além desses, também é preciso ter os mourões (intermediários, mestre e contramestre) e as ferramentas. A mão de obra também é importante, já que isso garante uma boa instalação.

O arame galvanizado, com a camada protetora de zinco é mais recomendado, pois essa camada aumenta a vida útil do material. Com o zinco, mesmo com a exposição ao tempo, dificilmente a cerca irá enferrujar. É necessário muito cuidado na hora de instalar para não danificar o arame, retirando essa proteção.

Os grampos são usados para fixar o arame no mourão, impedindo que eles fiquem soltos. Mas, é importante que fique uma pequena folga para que o arame não fique forçado. Para isso, o grampo deve ser fixado na diagonal.

Os distanciadores são usados para manter os fios separados. Isso aumenta a eficiência e durabilidade da cerca.

As ferramentas usadas para construir uma cerca de arame farpado são:

 

  • Moitão;
  • Esticadeira;
  • Martelo;
  • Alicate;
  • Serrote ou motosserra;
  • Furadeira;
  • Brocas;
  • Formão.

 

Não se esqueça dos itens de segurança, como luvas e capacete.

 

Como fazer a emenda no arame

Existem rolos de arame farpado a partir de 100m. E, em alguns casos é preciso fazer uma emenda no material para conseguir completar a cerca. Nessa situação é necessário muito cuidado para fazer uma boa emenda, sem correr o risco da cerca ficar frouxa e/ou estourar.

Caso não tenha distância suficiente para fazer uma emenda direta, use um pedaço extra de arame. Com uma esticadeira de moitão, estique ambos os fios. Lembre-se que para a cerca ser eficiente, o arame precisa ficar bem esticado.

Use charruas curtas para fazer a emenda dos fios de arame farpado. Para essa etapa, use a chave de charrua para não danificar o arame e a camada protetora de zinco. Isso garantirá a vida útil do material e consequentemente da sua cerca.

Para finalizar, tire o esticador de moitão.

Durante esse procedimento, tenha cuidado para não se cortar. As farpas do arame são afiadas e podem machucar. O ideal é utilizar luvas de segurança durante a instalação da cerca de arame farpado.

 

Vantagens do arame farpado

O arame farpado proporciona maior durabilidade com proteção máxima contra o tempo e determinados agentes corrosivos. Isso porque é feita de aço galvanizado.

Também possui maior eficiência, mantendo os animais afastados da cerca devido as suas farpas. Isso impede que eles invistam contra a cerca, provocando sua queda ou ruptura. Inclusive, o gado costuma ficar longe da cerca devido as farpas.

Outro fator importante é que as cercas de arame farpado possuem maior confiabilidade e resistência contra impactos causados pelos animais. Consequentemente, também permite um espaçamento maior entre os mourões intermediários (cerca de 10m).

A cerca de arame farpado permite criar emendas, se forem necessárias. Mas, é importante ter alguns cuidados na emenda para garantir que não tenha problemas futuros.