Como instalar gradil?

 

como instalar gradil

O gradil é uma solução eficaz de cercamento de espaços, ajudando a proteger imóveis e restringir o acesso a determinadas áreas. Quem investe nesse tipo de tela de proteção sempre se pergunta: afinal, como instalar gradil?

De modo geral, a instalação varia de acordo com a marca do gradil, mas existem alguns processos que são considerados padrão para aplicação do material e cercamento de áreas. Veja, aqui, quais são eles!

 

Passo a passo para instalar gradil

A instalação do gradil exige o cumprimento de diferentes etapas, como as que são listadas a seguir. Conheça quais são e siga o passo a passo para aplicação:

 

Separe todos os materiais necessários

Antes de iniciar o trabalho, separe todos os materiais que serão necessários para instalação, o que facilitará o processo. Veja o que é preciso ter em mãos:

  • Gradil;
  • Postes;
  • Fixadores;
  • Ferramentas e materiais de construção (trena, linha guia, estacas, martelo, calço de madeira, parafusadeira, cavadeira, pá e argamassa de concreto);
  • Equipamentos de proteção pessoal (óculos e luva).

 

Demarque a área de instalação

Utilizando as estacas, demarque a área de instalação e os pontos em que serão colocados os postes. Esta etapa ajuda a identificar a trajetória da cerca, com locais de mudança de direção e desníveis do terreno, facilitando a montagem do gradil.

Um detalhe importante: se a instalação for no piso, será preciso perfurá-lo com o auxílio de uma furadeira para aplicação do poste. Recomenda-se fazer quatro perfurações, uma em cada canto da base dos postes.

 

Instale o poste e o gradil

Nos locais marcados, faça buracos de 25 centímetros de diâmetro e 50 centímetros de profundidade. Então, instale o poste. Com o suporte de calços, posicione e prenda o gradil usando os fixadores.

Em seguida, verifique o nível, prumo e chumbe o poste. Se for em um piso, aplique buchas e parafusos para instalação. Repita o procedimento até que toda a área seja cercada. Finalize com a colocação da tampa dos fixadores e dos postes.

Se estiver em dúvida sobre como proceder, consulte as recomendações de instalação do fabricante ou contrate um profissional especializado para realizar a trabalho, o que minimizará o risco de erros, além de assegurar a montagem de um cercamento de qualidade.

 

Orientações gerais de manuseio do gradil

Agora que você já sabe como instalar tela de proteção, é importante conhecer como manusear o gradil de maneira correta, para evitar danos ao material durante a montagem do cercamento. Confira, logo abaixo, como proceder:

  • Deixe os painéis em uma superfície protegida por um material resistente, como o papelão. É possível sobrepor os gradis, desde que coloque uma camada de papelão entre os painéis;
  • Não arraste o gradil sobre qualquer superfície, para não danificar sua pintura, o que pode comprometer sua durabilidade;
  • Não se apoie sobre os painéis durante a instalação, o que evitará problemas em sua estrutura.

 

Se durante o manuseio ocorrer algum dano ao revestimento do gradil ou poste, providencie o devido conserto, como uma nova pintura do material, para garantir seu correto funcionamento e durabilidade.