Como medir uma tela de alambrado?

 

como medir uma tela alambrado

Comprar tela alambrado não é uma tarefa simples, especialmente quando não se tem conhecimento sobre o material. Uma das informações solicitadas no momento da aquisição, por exemplo, é a medida desejada.

É aí que muitos se perguntam: afinal, como medir a tela para alambrado? Neste post, falamos como funciona esse processo. Acompanhe e saiba como fazer a medição para acertar na compra!

 

O que você precisa saber sobre medir tela alambrado

A tela alambrado para cerca é medida em polegadas ou milímetros. De modo geral, a unidade mais utilizada é a polegada. Além disso, considera-se o diâmetro do arame e a medida malha.

No que se refere ao diâmetro do arame, utiliza-se o BWG (Birmingham Wire Gauge), que é um sistema de medidas reconhecido mundialmente como padrão. Normalmente, são oferecidos arames com diâmetro BWG 12 (com 2,76mm) e 14 (2,10mm), embora haja outras opções.

Já sobre a medida da malha, há variações de 20mm (3/4 polegadas) a 100mm (4 polegadas). A medição da malha é feita sempre considerando o espaço entre os arames de um dos losangos da tela para cerca.

 

Principais medidas de malha da tela alambrado

As variações de malha da tela alambrado vão de 20mm a 100mm, mas quais seriam as existentes no mercado atualmente? Abaixo, listamos as alternativas disponíveis para utilização em seu projeto:

  • 20mm: malha de 3/4”;
  • 25mm: malha de 1”;
  • 40mm: malha de 1 1/2”;
  • 50mm: malha de 2”;
  • 65mm: malha de 2 1/2”;
  • 75mm: malha de 3”;
  • 90mm: malha de 3 1/2″;
  • 100mm: malha de 4”.

 

Dicas para medir tela alambrado

Para saber a malha de uma tela é necessário utilizar uma régua com marcação em polegada, que é a medida mais usual e comumente praticada no mercado. Meça considerando o número de vãos dentro de uma polegada.

Por exemplo, considere uma malha 60mm. Ao fazer a medição, notará que essa tela tem 6 malhas por polegada. Quanto maior o número de malhas por polegada, menor é a abertura da tela alambrado. Da mesma forma, quanto menor o número de malhas, maior a abertura da tela.

 

Como escolher a medida ideal da tela alambrado

As medidas perfeitas da tela alambrado variam de acordo com seu projeto, se pretende cercar um imóvel ou quadra esportiva, por exemplo. De modo geral, recomenda-se o uso de telas com aberturas pequenas, ou seja, com número da malha elevado por polegada.

A razão disso é simples: dessa forma, evita-se escaladas, o que faz toda a diferença se a cerca de alambrado tiver como finalidade restringir acesso à área. Se a intenção for cercar quadras, elimina-se o risco de que bolas pequenas, como as de tênis, escapem e atinjam os espectadores.

Vale ressaltar que essa é a indicação geral, porém cada projeto tem uma necessidade específica. Sempre verifique com o responsável quais as medidas ideais da tela de arame, para ter maior assertividade na compra.

Dessa maneira, elimina-se a possibilidade de desperdício de dinheiro num material com medidas inadequadas ou a necessidade de trocar a tela alambrado, agilizando a execução da montagem da cerca.