Como são produzidos os arames de aço galvanizado?

 

produção arame aço galvanizado

A tela de arame utilizada na montagem de cercas normalmente é confeccionada com aço galvanizado. Mas, afinal, o que é e como é produzido o arame de aço galvanizado? Neste post, esclarecemos essas dúvidas. Acompanhe e boa leitura!

 

O que é um arame de aço galvanizado?

Trata-se de um fio de aço que passou pelo processo de galvanização durante sua produção, que consiste em revestir o material metálico com uma camada muito fina de zinco.

Mas, por que utilizar o zinco? O motivo é simples: esse mineral funciona como um metal de sacrifício. Na prática, isso significa que se o arame for submetido a situações oxidantes, como ser exposto à água, o zinco protege o aço, evitando que entre em processo de corrosão e apresente marcas como a ferrugem.

 

Como o arame de aço galvanizado é produzido?

O arame de aço galvanizado pode ser produzido por dois métodos diferentes. O mais utilizado atualmente é o de imersão a quente, no qual o aço é mergulhado em um banho de zinco fundido para revesti-lo.

O segundo método é por eletrogalvanização, que, como seu próprio nome já indica, utiliza energia elétrica para revestir o aço de zinco, entregando resultado semelhante ao método de imersão a quente.

 

Por que usar o arame de aço galvanizado?

Uma das principais dúvidas envolvendo o arame de aço galvanizado é o motivo para investir nessa alternativa. Trata-se de uma opção repleta de benefícios que justificam a compra. Com ele, é possível garantir:

  • Excelente desempenho e durabilidade, sobretudo em longo prazo, mesmo que a tela de arame galvanizado seja instalada em área com umidade, sem apresentar marcas de oxidação;
  • Economia com cercas, já que o material não precisa ser trocado ou consertado com frequência;
  • Baixa manutenção, uma vez que a tela de aço galvanizado permanece em bom estado por um longo período, sem exigir muito trabalho ou gastos para consertos.

 

Telas feitas com arame de aço galvanizado

Quer investir em telas de arame para cerca feitas com aço galvanizado e aproveitar todos os benefícios que esse material pode trazer? Existem dois exemplos clássicos de telas que podem ser utilizadas em seu projeto:

 

Gradil

Gradil EurogradO gradil é uma espécie de grade de proteção feita com arames de aço galvanizado. Possui estrutura modular e design diferenciado, além de estar disponível na versão colorida, o que possibilita complementar a decoração da área de instalação.

Esta é uma alternativa que pode ser utilizada em diferentes espaços, tanto internos como externos, seja para protegê-los ou para delimitar e dividir áreas com a máxima eficácia.

 

 

Tela alambrado

tela alambradoA tela alambrado é feita com arames galvanizados unidos de maneira a formar losangos. Em alguns casos, pode ser revestida com PVC, o que torna o material colorido e visualmente atrativo, além de mais resistente a danos, já que forma uma camada extra de proteção sobre o aço.

Trata-se de uma tela de arame galvanizado normalmente utilizada em cercamento de espaços esportivos, como quadras, embora também possa ser instalada em áreas residenciais, comerciais, de serviços, industriais, entre outras.