O que é um portão pivotante?

 

O que é um portão pivotante?

O portão pivotante está entre as principais alternativas disponíveis no mercado para acabamento e segurança de imóveis. Mas, você sabe exatamente o que é esse tipo de portão? Confira, aqui, quais são suas características e quando utilizá-lo.

 

Portão pivotante: o que é?

O portão pivotante é um dos mais utilizados em imóveis residenciais pelo país, especificamente como portão para garagem. Trata-se de uma alternativa de abertura e fechamento frontal, como uma porta clássica.

Existem dois tipos, o portão pivotante simples e o duplo. O primeiro se caracteriza por ter uma folha, somente. Já o portão pivotante duplo tem duas folhas, como seu próprio nome indica.

 

Quando usar o portão pivotante?

O portão pivotante é especialmente indicado para imóveis com fachada pequena, já que não ocupa muito espaço quando está fechado. No entanto, quando é aberto pode tomar uma parte da calçada, interrompendo o trânsito de pessoas.

Justamente por isso esse tipo de portão costuma ser mais indicado para áreas residenciais, chácaras, sítios e demais locais com baixa circulação de pessoas.

Mas é possível contornar esse problema se escolher um portão pivotante que abra para dentro do imóvel, o que pode ser feito se houver espaço suficiente para abrir a estrutura e manobrar o automóvel.

 

Como escolher o portão pivotante perfeito?

A escolha do portão pivotante perfeito deve levar em consideração detalhes como os que são apresentados a seguir:

 

Especificações do projeto

Escolha o portão pivotante que atenda as especificações técnicas do projeto, o que envolve tamanho e acabamento da estrutura. Dessa forma, será possível comprar portão adequado ao espaço, aproveitando melhor o orçamento disponível.

 

Qualidade do portão

Um portão de qualidade permanecerá em excelente estado por mais tempo. Por isso, não abra mão dela! Prefira portões pivotantes confeccionados com materiais metálicos e acabamentos que aumentem sua resistência a danos.

O portão com pintura eletrostática epóxi é um ótimo exemplo, acabamento que forma uma camada protetiva extra sobre o material metálico, aumentando sua resistência e durabilidade.

Com uma alternativa de qualidade também é possível poupar seu tempo e dinheiro, já que não existe a necessidade de realizar manutenções e consertos frequentes no portão.

 

Automatização

Portões pivotantes que suportem um sistema de automatização são os melhores investimentos, porque garantem maior segurança aos moradores do imóvel, sem precisar sair do automóvel para abertura e fechamento da estrutura. Por isso, dê preferência por esse modelo!

 

Alternativas de portões

Além do portão pivotante, também há alternativas que podem ser interessantes para proteção de áreas e imóveis. Uma delas é o portão deslizante ou portão de correr, que é aberto para a lateral e exige a fixação de trilhos no piso.

Por ter abertura lateral, esse tipo de portão exige um espaço maior para instalação, sendo mais indicado para imóveis com fachada um pouco mais ampla.

Outra opção é o portão basculante, que tem abertura na vertical, ficando suspenso. Por isso, também é chamado de portão flutuante. Como não ocupa espaço lateral, é uma dica para imóveis com pouca área disponível na fachada para instalação do portão.