Curitiba - PR

(41) 3076-5000

Joinville - SC

(47) 3512-3224

Maringá - PR

(44) 3112-8910

Cascavel - PR

(45) 3112-8804

BLOG

Portões corrediços, pivotantes e flutuantes: qual modelo escolher?

portão residência

Os portões corrediços, pivotantes e flutuantes são essenciais para garantir a proteção e segurança do imóvel, quando utilizados em áreas externas, impedindo o acesso de pessoas não autorizadas.

Em áreas internas, seja nas residenciais, comerciais, industriais e empresariais, esses modelos de portões ajudam a separar ambientes, funcionando como divisórias, além de restringir acessos.

Mas, você sabe quais são as principais características desses portões e qual modelo escolher? Aqui, respondemos essas questões! Continue a leitura e saiba como definir o portão perfeito para seu imóvel!

 

O que são portões corrediços, pivotantes e flutuantes?

Os portões de correr, pivotantes e flutuantes são estruturas para proteção de imóveis e divisão de áreas. A diferença entre eles está no sistema de abertura e fechamento que possuem.

O portão corrediço, por exemplo, tem abertura lateral, deslizando a folha para o lado por meio de um trilho que é instalado na parte inferior e superior de toda a estrutura.

Já o portão pivotante tem abertura e fechamento semelhante ao de uma porta clássica, para dentro ou fora. Está disponível em duas versões, com somente uma folha (portão pivotante simples) ou duas (portão pivotante duplo).

O portão flutuante, por sua vez, tem sistema de abertura diferenciado: sua folha fica suspensa. Curiosamente, esse modelo também é chamado de portão basculante.

 

Qual modelo de portão escolher?

Depois de conhecer os principais modelos de portão, uma dúvida é comum: afinal, qual modelo escolher para seu imóvel? Existem diversos fatores que podem ser considerados para eleger o portão perfeito, mas o tamanho da fachada é o principal.

Mas, por que o tamanho da fachada é importante? Simples: dependendo da área disponível para instalação, somente alguns portões poderão ser utilizados. Confira como funciona com os principais tipos de portão:

 

Portão corrediço

O portão corrediço, por exemplo, é destinado a fachadas de tamanho médio a grande, porque é preciso ter área lateral suficiente para deslizar a folha, garantindo que o portão tenha uma boa abertura, a ponto de possibilitar que veículos passem sem problema algum.

 

Portão pivotante

No que se refere ao portão pivotante, ele é uma boa pedida para fachadas pequenas, médias e grandes. Porém, é importante considerar um fato: quando está aberto pode ocupar uma parte da calçada.

Isso quer dizer que se a área em que o imóvel está tiver um trânsito muito grande de pessoas, o portão pode prejudicar a locomoção. Por isso, a instalação portão pivotante é mais indicada para áreas com baixa circulação de pessoas.

Ótimos exemplos de locais que podem receber o portão pivotante sem problemas são os condomínios residenciais, chácaras e sítios, bem como casas em rua sem saída.

 

Portão flutuante

O portão flutuante é o modelo mais recomendado para imóveis com fachada pequena, porque não exige muita área disponível para instalação, muito menos para abertura da estrutura.

Isso se deve ao fato de o portão ficar suspenso, podendo ser instalado em áreas reduzidas, sem comprometer o processo de entrada e saída do imóvel ou ainda sua proteção.

 

Fatores extras para considerar na escolha do portão

O tamanho da fachada é o ponto principal, mas há outros que também podem ser considerados para garantir a escolha do portão perfeito. Abaixo, indicamos quais são:

 

Automação

Sempre que possível, prefira portões automáticos, com abertura e fechamento feitos a distância. A razão disso é simples: eles aumentam a segurança durante a entrada e saída do imóvel, principalmente se estiver dirigindo, reduzindo a suscetibilidade à ação criminosa.

Há portões que já vem com sistema de automação, mas também dá para instalar esse sistema paralelamente caso tenha interesse em garantir essa facilidade e proteção extra para o imóvel.

 

Segurança

Antes de fechar a escolha do portão para o imóvel, considere o grau de segurança que ele oferece. Um portão que protege eficazmente apresenta características pontuais, como material liso e vãos estreitos, dificultando a escalada.

Além disso, o portão deve ter altura suficiente para dificultar a ultrapassagem, bem como precisa oferecer boa visibilidade da área externa para identificar rapidamente movimentos suspeitos. Para isso, prefira os portões em tela ou grade.

 

Qualidade

Portões de alta qualidade são os melhores investimentos porque eles duram mais. É por isso que é tão importante sempre se certificar da qualidade da estrutura, se é feita com material durável e se tem bom acabamento.

Ótimos exemplos de portões de qualidade são os fabricados com materiais resistentes a danos e com excelente durabilidade, como o aço galvanizado, que não enferruja facilmente e permanece em bom estado por anos.

Sobre o acabamento do portão, especificamente, é interesse investir em alternativas que formam uma camada de proteção extra sobre o metal, para aumentar ainda mais sua durabilidade.

Nessa linha, vale a pena comprar portão com pintura eletrostática epóxi, que protege ainda mais o metal do portão, bem como dá um acabamento colorido que permite ousar um pouco mais na decoração externa do imóvel.

 

Estilo decorativo da fachada

Procure escolher um portão alinhado ao estilo decorativo da área externa. Se for mais minimalista, por exemplo, procure utilizar um portão com linhas limpas, o que ajudará a reforçar o lado clean da fachada.

Também procure combinar cores, seja trabalhando com contrastes ou tonalidades semelhantes, para ter unidade visual e atingir um resultado decorativo mais harmônico, que ajude a valorizar o imóvel desde sua entrada.

 

Comprar portão

Está em busca de portão para seu imóvel? A Dimatelas fabrica os principais tipos de portão do mercado, sempre seguindo rígidos padrões de qualidade aliados a uma estética agradável, que valoriza ambientes externos e internos.

Os modelos são fabricados com tubos de aço galvanizado, com variações de tamanho para diferentes projetos. Todos recebem pintura eletrostática epóxi, que aumenta a proteção contra corrosão, e estão disponíveis em uma ampla cartela de cores.

Além disso, na Dimatelas você também conta com o diferencial de receber atendimento de uma equipe especializada, que identifica rapidamente suas necessidades e sugere o melhor produto para supri-las.

Entre em contato conosco, conte-nos sobre seu projeto e solicite um orçamento para compra e instalação de tipos de portões para seu imóvel, seja ele residencial ou empresarial!