Cascavel - PR
(45) 3112-8804
Maringá - PR
(44) 3112-8910
Joinville - SC
(47) 3512-3224
Curitiba - PR
(41) 3076-5000

Gradil ou muro de concreto: qual a melhor escolha?

 

imóvel com cercamento em gradil

No momento em que se estuda o tipo de cercado que será feito em uma casa, condomínio ou área comercial, é importante levar em consideração o que se busca aliado ao orçamento disponível: privacidade? Segurança? Baixo custo de manutenção?

Nestes momentos pode surgir a dúvida de qual a melhor escolha: gradil ou muro de concreto? Se for o primeiro, qual o tipo de grade usar? No caso do segundo, o muro se torna realmente uma opção viável?

Para responder essas e outras dúvidas, é preciso, antes de mais nada, conhecer a diferença entre gradil e muro de concreto. Portanto, não deixe de acompanhar este artigo!

 

O que é um gradil?

Em excelência, gradil é uma tela de proteção feita em aço galvanizado — um processo em que uma camada fina de zinco é aplicada em aço, revestindo-o e o tornando resistente a corrosões e ferrugem — ou com pintura eletrostática epóxi — feita com tinta em pó que, carregada com pulsos de energia elétrica, com carga positiva ou negativa, é pulverizada no material metálico.

A cerca de gradil (não confundir com muro gradil) é uma ótima alternativa para diferentes aplicações, podendo servir para cercar jardins, delimitar espaço para animais ou quadras poliesportivas — visando a segurança de espectadores, por exemplo.

Podem ser utilizadas, também, em áreas comerciais, escolas, mercados, parques e condomínios, além de ser uma escolha moderna, versátil e resistente, com montagem rápida, prática e sem perdas.

Além disso, gradil requer pouquíssima ou nenhuma manutenção, a depender se dos cuidados após a instalação, e possui mão de obra barata e de ágil instalação. Uma ótima pedida para quem quer economia, rapidez e ainda ficar livre da sujeira durante a instalação.

 

Muro de concreto e suas variações

Muros normalmente são construídos em tijolos, blocos ou concreto armado, podendo ou não ser pré-moldados. Vamos falar disso um pouquinho mais à frente.

Embora a busca pelo muro se dê principalmente pelo desejo de privacidade e segurança, é preciso ficar atento a alguns tópicos:

  • Consultar a legislação vigente em sua localidade sobre a possibilidade de se erguer um muro e quais as especificações técnicas;
  • É recomendada uma mão de obra adequada, para evitar desnivelamentos;
  • A mão de obra costuma ser diária, portanto, a depender do tamanho do projeto, se torna cara;
  • Apresenta maior desperdício e sujeira durante sua construção;
  • E a durabilidade depende do material usado e, principalmente, da manutenção, podendo sofrer com depredações externas.

Além do muro de concreto comum, como estamos acostumados a ver serem erguidos, também existem os pré-moldados, que traz consigo a ideia de diminuição de custos e tempo de serviço.

Contudo, apesar de sua rigidez e os modelos variados, em alguns casos essa escolha pode se tornar ainda mais cara que o muro tradicional.

 

Privacidade x Segurança

Mais do que simplesmente dar um visual à fachada de casa ou de algum estabelecimento, a busca pelo gradil ou muro se fundamenta em ter privacidade e ou segurança.

Nestes casos, muito vai depender do desejo de quem está comprando. Por exemplo, a busca por muros de concreto se dá, principalmente, pela união desses dois fatores, privacidade e segurança, mas você sabia que isso pode facilitar invasões?

Muros altos bloqueiam a visão da vizinhança e transeuntes, provendo a sensação de segurança. Isso é ótimo se sua intenção é aproveitar o espaço interno, da forma como desejar, e evitar olhares externos.

Porém, além de poder facilitar a escalada de invasores, dependendo do tamanho e formato, muros diminuem a probabilidade de eles serem percebidos dentro da área cercada, dando-lhes mais tempo no local.

Já no caso do uso de uma cerca de gradil, por seu formato com espaços pequenos, acabam por dificultar a escalada e permite que pessoas do lado de fora tenham visão do local cercado.

Embora a privacidade se torne menor, em comparação ao muro, a segurança se destaca quando se tem a possibilidade de ter olhos atentos a movimentações suspeitas.

Vale ressaltar que, independentemente da escolha, se o que presa profundamente é a segurança, torna-se interessante complementá-la com um sistema que contenha sensores de movimento e ou câmeras. Pode-se, também, optar pela vigilância local.

 

Qual a diferença de preços entre gradil e muro?

Se sua última dúvida é em relação aos valores, é bom observar que tudo vai depender do tamanho da área a ser construído o muro ou da instalação de uma cerca. Mas uma coisa é certa: o cercamento por gradil tem um custo menor e um benefício maior.

Enquanto muros dependem da compra de materiais de construção e contratação de um pedreiro, o que pode gerar sobra de materiais e um tempo maior de construção, gradis são feitos sob medida, sem gerar sobras, e podem ser facilmente instaladas — normalmente pela própria empresa contratada.

As chances de imprevistos com uma cerca de gradil se tornam muito menores!

 

E o que é o muro gradil e quais outras aplicações são possíveis?

O muro gradil de concreto é, como o nome já diz, feito de concreto em escala industrial e serve para cercar áreas comerciais ou residenciais. As fundações são feitas em microestacas, sapatas ou vigas de baldrame, com uma montagem rápida.

Por ser feita de colunas, o espaço entre elas permite ventilação e a passagem de animais de porte pequeno. Sua estrutura também pode ser complementada com o uso de cercas elétricas ou concertina — cerca com lâminas de aço cortante.

No caso da cerca de gradil, é possível juntá-la a um muro baixo. Essa é uma alternativa para quem quer ter a facilidade de um gradil, mas não quer abrir mão da presença de um muro de concreto. O muro baixo com gradil torna a fachada da casa parcialmente visível, segura e ainda transmite modernidade.

 

Onde comprar cerca gradil

Está considerando comprar uma tela de gradil e quer saber mais sobre o produto? Na Dimatelas podemos te ajudar! Conheça o Gradil Eurograd, confeccionado com arames de aço pelo processo de eletrofusão, com diferentes cores e instalação em todo o território nacional.

Com mão de obra especializada para realizar o seu projeto, aqui na Dimatelas garantimos qualidade, eficiência e comprometimento.

Entre em contato e faça seu orçamento!

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

X
Chamar agora
no WhatsApp!

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.