(41) 3076-5000
(47) 3512-3224
(44) 3112-8910
(45) 3112-8804
Na hora de escolher o portão para sua garagem podem surgir algumas dúvidas referentes a qual portão escolher e qual é o melhor para o seu espaço, mas sua vida já vai ficar mais fácil, mesmo porque você chegou aqui e vai tirar essas dúvidas e no final saberá qual é o melhor para você usar.
A primeira coisa que você deve saber é que sim, existem vários tipos de portões e cada um deles pode ser usado em situações distintas, porém todos eles garantem segurança, privacidade e claro um toque a mais no design da sua fachada. Os principais são: portão basculante, portão deslizante e portão pivotante e é sobre eles que iremos falar aqui hoje.
O portão basculante é aquele que não ocupa muito espaço, pois abre na vertical, permanecendo aberto quase na horizontal e suspenso em cima. Geralmente é bem usado, justamente por isso. Por precisar de uma viga superior, acaba sendo a opção mais segura, pois mantém tudo fechado. Podem ser encontrados em diversos materiais, como alumínio, PVC e madeira e nesse portão você pode inventar a moda que quiser e escolher o acabamento decorativo que quiser.
Os formatos são o normal, que é aquele que é uma única peça e o articulado, que é o que é composto por duas folhas que se dobram, que geralmente acaba saindo um pouco mais caro. É possível obter o portão eletrônico basculante, assim como manual. Os dois são super seguros. Quando o manual é instalado corretamente, é leve de abrir. Esse tipo de portão não deve tocar o chão, o que aumenta a vida útil dele e não vai precisar se preocupar com manutenções.
Por ser um portão que não ocupa tanto espaço na lateral, é ideal para lugares com fachada pequena. Muitas casas, prédios e comércios acabam optando pelo portão basculante por não ter espaço para usar outro tipo de portão.
O portão basculante não tem uma altura padrão, portanto, ele se adequa a qualquer espaço, o importante é checar que o tamanho escolhido se adequa ao seu veículo, além do mais, de que adianta ter um portão e seu automóvel não passar por ele, não é mesmo? A altura mais comum é 2,40 metros. A largura varia também, sendo que a largura mínima é de 2,30m, pois existe uma perda de pelo menos 20cm.
Leia também:
>>> O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NO MOMENTO DE ESCOLHER UM PORTÃO PARA SUA EMPRESA?
Diferente do portão basculante, os portões deslizantes ou como são conhecidos também, portões de correr, precisam de um espaço lateral, o que vai possibilitar a abertura deles. Atualmente no Brasil ele é o modelo mais usado. Eles ficam presos em trilhos que estão fixos no chão e deslizam para um ou para os dois lados, isso vai depender do seu gosto.
Outro aspecto que o difere do portão anterior, é que ele não tem uma altura máxima, eles são “abertos”, por assim dizer. Como ele não tem uma viga em cima, veículos de qualquer tamanho podem passar por ele, o que acaba sendo uma vantagem.
Podem ser encontrados em madeira, alumínio, PVC e vidro e você também pode optar pelo portão automático deslizante ou o manual.
Como o portão deslizante abre para o lado, é imprescindível que você tenha espaço lateral, geralmente é mais usado em casas, por ter o quintal na frente da casa que possibilita a abertura. Em prédios não é muito recomendado, pois possivelmente vai acabar tornando um pedaço da garagem, inutilizável.
Para ambos os portões, uma dica é fazer uma portinha para as pessoas, assim você tem uma entrada menor para pedestres e uma mais ampla para os veículos no mesmo portão, desse jeito você não terá que abrir todo o portão ou boa parte dele para que você adentre quando estiver a pé, o que é até mais seguro.
É aquele portão que nós geralmente vemos em filmes, quando os personagens estão chegando em suas mansões com seus carros super chiques, sabe? Mas como funciona o portão pivotante? Bom, ele não precisa de espaço lateral para correr e não precisa de viga para ficar suspenso, ele é como se fosse um portão/porta normal de casa que abre para frente ou para trás. Um ponto positivo, é que ele também não tem limite de altura para os veículos.
Geralmente são duas folhas que se abrem no meio, podem ser ou não automatizados e são encontrados principalmente em ferro, madeira, alumínio e aço.
Enquanto fechado ele não ocupa muito espaço, mas quando aberto ele vai ocupar a calçada ou parte interna do terreno. Por isso só pode ser usado onde tem espaço para isso, mesmo porque não faz sentido nenhum você morar numa casa em que a calçada é pequena e o portão vai atrapalhar a passagem dos carros na rua ou que você não vai conseguir abrir/fechar por conta de seu carro que está na garagem.
Portanto, é recomendado para casas em que, claro, se adequem às dimensões do portão, para chácaras e sítios.
Todos eles podem ser automatizados por um valor a mais, você é quem sabe se ele abrirá com um clique ou não. Além do conforto que é abrir o portão estando dentro do carro, ainda tem a questão de segurança de não precisar sair do carro e deixá-lo aberto com você do lado de fora. Esse é um dos motivos da popularização crescente dos portões eletrônicos.
Aposto que com todas essas informações que trouxemos aqui hoje, já não está tão difícil saber qual é o portão que vai se adequar às suas necessidades e dimensões, tudo vai depender se você tem ou não espaço lateral, frontal ou se tem onde prender uma viga superior.
Falando assim, dá para perceber que é mais fácil do que parece. O mais complicado é escolher qual vai ser a estética do seu portão, afinal, são tantas opções de materiais, acabamentos e cores. Agora mãos à obra para tirar todas as medidas necessárias e escolher a aparência de seu portão.
Leia também:
>>> PORTÕES CORREDIÇOS, PIVOTANTES E FLUTUANTES: QUAL MODELO ESCOLHER?
>>> COMO MANTER A CASA SEGURA PARA VIAGEM NAS FÉRIAS DE VERÃO
A indústria líder em soluções para cercamento, com o melhor atendimento do Brasil.
2024 © Dimatelas. Todos os direitos reservados.