Cascavel - PR
(45) 3112-8804
Maringá - PR
(44) 3112-8910
Joinville - SC
(47) 3512-3224
Curitiba - PR
(41) 3076-5000

Quais são os principais tipos de portões? Como escolher o ideal?

 

imagem mostrando tipos diferentes de portões, pivotante e deslizante

A maioria das casas e comércios contam com portões, mas como saber qual é o melhor tipo a escolher para o seu espaço? Bom, nesse post vamos tirar todas as suas dúvidas sobre quais são os tipos de portões, as vantagens de cada um, alguns materiais e onde você pode comprar o seu.

A função principal de um portão é garantir a segurança do seu imóvel, mas também pode fazer parte da estética da sua fachada, tornando-o mais atrativo e moderno.

Existem diversos tipos de portão e cada um para um espaço diferente, porém antes de escolher o seu, você deve prestar atenção não somente na estética, mas também em sua praticidade e funcionalidade.

 

Tipos de portões de garagem:

Os modelos mais comuns são os deslizantes, pivotantes e por fim, os basculantes. Você pode optar por eles sendo manuais ou se você preferir, tem esses tipos de portões automáticos.

 

  • Portão deslizante: Também chamado como portão de correr, ele é o mais utilizado no Brasil. Como o próprio nome já sugere, ele desliza para o lado para poder abrir, por esse motivo, você deve ter espaço lateral suficiente disponível para que ele possa abrir. Existem diversos tipos de portões de correr, e seus materiais mais comuns são alumínio, PVC, madeira e até mesmo vidro.

Você pode optar por sua versão manual, mas esses cada vez mais estão caindo em desuso. A maioria dos portões de correr hoje são automatizados, além de facilitar a sua vida, a segurança é maior. Além de a instalação de um sistema de automatização ser super simples, o que é mais um ponto positivo para escolher essa opção.

 

  • Portão pivotante: Diferente do portão deslizante, o portão pivotante não precisa ter um espaço lateral para que ele possa ser aberto. O espaço que ele precisa deve estar na frente ou atrás dele. Seus materiais principais são ferro, alumínio, aço ou madeira.

Você pode optar por ter uma ou duas folhas, ou seja, se ele vai ter duas “portas” abrindo no meio e uma para cada lado, ou só uma. Quando o espaço é pequeno, de preferência a folha única. Quando o portão é aberto, ele ocupa espaço na sua calçada ou da parte de dentro do seu terreno, por isso, seu uso no meio da cidade é um pouco complicado.

Dito isso, ele é o modelo perfeito para ser utilizado em chácaras, áreas residenciais e sítios, onde o movimento de pessoas não é tão grande. O portão pivotante também oferece a opção eletrônica, que também garante mais conforto e segurança.

 

  • Portão basculante: É bem fácil de encontrar para comprar. Ele é muito vantajoso pelo fato de não ocupar muito espaço lateral e nem precisar de um espaço grande na frente de seu imóvel.

O que o torna perfeito para lugares pequenos e com fachadas curtas. É muito comum em residências e comércios, justamente por conta disso. Ele abre para cima, onde fica suspenso horizontalmente. Por conta dessa suspensão, ele deve ser feito de um material leve.

Na hora da instalação, você deve ficar atento à altura, pois quando ele estiver aberto, seu veículo deve ser capaz de passar por ele. Sobre os tipos de portões basculantes mais comuns, nós temos os seguintes materiais: Madeira, PVC, alumínio, aço e entre outros, você pode notar que o ferro não foi listado, isso porque como o portão vai ficar suspenso, ele não pode ser pesado. Independente do material, esse portão é composto por uma única folha.

Os tipos de portões de alumínio são bem mais leves e são mais resistentes à corrosão, por conta disso, é um material muito bom para ser usado em praias.

 

Portões automáticos

Você pode optar pelos tipos de portões eletrônicos, já que todos os tipos de portões listados acima têm tanto a opção manual quanto a automática, independente do material que é feito.

E, como já foi citado, a opção eletrônica confere a você mais comodidade, por não precisar sair do seu carro para abrir o portão e segurança, já que o processo é mais rápido e o seu carro não fica aberto sem ninguém, já que você fica dentro dele o tempo inteiro, mesmo quando está fechando o portão.

Ter um portão automatizado na sua casa, seu imóvel é mais valorizado quando estamos falando de uma possível venda. Nos dias de hoje, as pessoas estão em busca de praticidade e lugares seguros.

 

Leia também:
>>> QUAL O MELHOR PORTÃO PARA SUA EMPRESA?

 

Design do portão

portão residência

Assim como ter uma casa decorada linda é importante, a fachada da casa deve combinar com a beleza do interior. Existem materiais que você consegue criar designs diferentes para seu portão.

Geralmente os tipos de portões de ferro são mais comuns de apresentarem diferentes desenhos, cores e formatos. Você pode optar pelas versões que são vazadas, o que faz com que consiga ter uma visão clara de dentro de casa para fora e vice e versa; o modelo inteiro fechado, que garante privacidade total; aqueles “meio termo” que tem partes fechadas e abertas e por aí vai.

Você pode escolher a cor que mais combina com o restante da fachada de sua casa. Se ela tiver uma coloração mais fria, como o cinza, você pode usar o portão de cor preta, que traz um ar misterioso e elegante ao mesmo tempo. Agora se for mais colorido, um azul, por exemplo, o branco traz um contraste super bacana.

 

Onde comprar portões

Você consegue encontrar esse tipo de produto mais facilmente, em lugares especializados em portões. Na Dimatelas por exemplo. Você deve prezar por um lugar que venda produtos de qualidade.

Agora, que você já está sabendo quais portões você tem a opção de escolher para usar na sua garagem, fica bem mais tranquilo. Analise o espaço que você tem, o seu orçamento e qual é o estilo de fachada que você quer.

Se possível, opte pela opção automatizada, pois isso só tem vantagens, como você já viu. Capriche na escolha do modelo e em seu design para o seu “cartão de visitas” ser tão bonito quanto ao interior de sua casa.

 

Leia também:
>>> QUAL O MELHOR TIPO DE PORTÃO PARA A SUA CASA?

>>> O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NO MOMENTO DE ESCOLHER UM PORTÃO PARA SUA EMPRESA?

 

Caso more em outra cidade, confira alguns dos nossos locais de atendimento:

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

X
Chamar agora
no WhatsApp!

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.